Nota de corte, correção da prova e outras dúvidas sobre a 1ª Fase

A nota de corte vai subir? Como é a correção da prova? Se zerar alguma disciplina já é eliminado?

Essas foram algumas perguntas que nos fizeram nesses últimos dias e viemos aqui para respondê-las. 

Perguntaram também sobre datas e já avisamos que:

⚠️O Gabarito Definitivo da Prova de Conhecimentos Gerais vai ser divulgado no próximo dia 1º de novembro.

⚠️Uma semana depois, dia 8 de novembro, sai o Resultado da 1ª Fase, às 17 horas, no site da COPS.

⚠️ Também no dia 8 vai ser divulgada a Pontuação Máxima e Mínima da 1ª Fase do Vestibular UEL 2020 – a esperada nota de corte.

Primeiro de tudo vem a correção…

Lembra do Cartão-Resposta que você preencheu durante a prova? É por meio dele que as questões são corrigidas. 

O gabarito é digitalizado e um sistema de reconhecimento extrai os dados com as respostas das questões objetivas de cada candidato.

Por isso é tão importante preencher o gabarito com cores escuras, para que o sistema consiga “ler” a resposta.

Verdade que não pode zerar na 1ª fase?

A nota da Prova de Conhecimentos Gerais vale 100 pontos. A prova tem 60 questões e isso significa que cada uma vale 1,667 (100/60 = 1,667).

Como a prova é temática (um salve para galera que não pode ouvir falar de Museu), não tem separação por disciplinas, por isso, neste momento do processo seletivo, não é possível “zerar” em alguma delas.

De acordo com o Manual do Candidato, são eliminados do processo os candidatos que fizerem menos de 25% da prova, ou seja, acertarem menos que 15 questões.

Porém, fazer mais do que 15 pontos também não é garantia para ser aprovado para a 2ª Fase. Por este motivo, é feita a nota de corte.

Quantos candidatos passam para a 2ª fase?

Antes de falar da nota de corte, precisamos explicar que existe um número de pessoas que são aceitas para a fase seguinte e é isso que vai influenciar na pontuação mínima.

Este número é baseado na relação candidato/vaga (concorrência) de cada curso, conforme a  Resolução CEPE Nº 021/2019, Artigo 73 (página 54 do Manual do Candidato).

Para cursos com concorrência de até 15 candidatos inscritos por vaga na 1ª Fase é convocada para a 2ª a quantidade de candidatos equivalente a até 3 vezes o número de vagas ofertadas por sistema de inscrição (Universal, Cota para escola pública, Cota para negro de escola pública ou Cota para negro de forma irrestrita, independente do percurso de formação).

Vamos traduzir: o curso de Nutrição teve concorrência de 10,64 candidatos por vaga pelo Sistema Universal. São ofertadas 22 vagas no Vestibular 2020 por este Sistema, com isso, vão ser convocados os 66 primeiros candidatos (22 x 3 = 66).

É considerada a nota até do 66º candidato e todos os demais que empatarem com ele também serão convocados para a próxima fase. 

Já para cursos que tiveram concorrência maior que 15 candidatos inscritos por vaga na 1ª Fase, são convocados a quantidade de candidatos equivalente a 5 vezes o número de vagas ofertadas por sistema de inscrição.

Por exemplo: Biomedicina teve concorrência este ano de 36,88. São ofertadas 8 vagas pelo Sistema Universal, com isso vão ser convocados os 40 candidatos (8 x 5 = 40) que tiveram maior pontuação. 

São analisadas as notas e chamados todos aqueles que fizerem a mesma pontuação do que está na posição 40, com isso, é estabelecida a nota de corte do curso.

Entendeu?

Entendi. Mas como saber qual a nota de corte (pontuação mínima) do meu curso?

Cada curso possui uma nota de corte, sendo considerada a menor nota aceita para passar de fase.

No Vestibular 2019, por exemplo, o curso de Medicina teve pontuação mínima de 48 acertos pelo Sistema Universal. 

Isso significa que passaram de fase todos os candidatos que fizeram 48 acertos ou mais, baseado na explicação que demos ali em cima.

Não é possível afirmar que a nota vai aumentar ou diminuir este ano. Mas para quem tiver interesse em saber como foi a nota de todos os cursos do Vestibular 2019 é só acessar o item Pontuação Máxima e Mínima da 1ª Fase.

Treineiros são um caso à parte

Importante lembrar que os treineiros também podem ser convocados para a 2ª Fase do Vestibular UEL 2020, caso consigam atingir a nota de corte.

A diferença para os outros candidatos é que eles não são computados no total previsto de convocados, eles são somados ao total.

Isso significa que os treineiros não ocupam as vagas destinadas aos candidatos que efetivamente concluíram ou concluirão o Ensino Médio até o início do período destinado às matrículas da 1ª convocação.

Quer saber tudo sobre o Vestibular UEL 2020? Siga @vestibularuel no Facebook e Instagram.

Já quer ficar por dentro do que acontece na UEL? Faça seu cadastro na nossa lista de transmissão do Whatsapp.

2 comentários sobre “Nota de corte, correção da prova e outras dúvidas sobre a 1ª Fase

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s